quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Top 10 filmes que podem ajudar na preparação para concursos





Estudar para concurso público não se resume a livros, apostilas e provas anteriores. Assistir a filmes com conteúdo relacionado aos assuntos da atualidade ou com fatos históricos também são uma alternativa de preparação que pode ser bem eficiente. Confira nossa lista!



1 – Lixo Extraordinário (2010)



Tema: Fechamento do maior lixão da América Latina, no Jardim Gramacho, Rio de Janeiro

Por que assistir: O assunto do filme é o meio ambiente, e o documentário ressalta as condições de vida dos catadores nos lixões brasileiros, em particular no Jardim Gramacho.



2 – 5X Pacificação (2012)



Tema: Violência urbana e unidades de polícia pacificadoras (UPPs)

Por que assistir: O assunto do filme é segurança pública, e mostra o processo de pacificação nas favelas cariocas dominadas pelo tráfico durante décadas.



3 – Trabalho Interno (2010)



Tema: Crise econômica mundial

Por que assistir: O assunto do filme é a crise econômica mundial e suas consequências para os EUA e o mundo.



4 – Terra – 2100 (2009)



Tema: Crescimento populacional e meio ambiente

Por que assistir: O assunto do filme é o crescimento populacional e o meio ambiente. Mostra como é o impacto ambiental trazido pela ações do ser humano no planeta, associado ao modo de vida contemporâneo.



5 – Persepolis (2007)



Tema: Evolução islâmica – mundo árabe

Por que assistir: O filme mostra as crises no mundo árabe-islâmico e seus confrontos contra Israel e o mundo ocidental.



6 – Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)



Tema: Crise econômica

Por que assistir: A crise econômica mundial é um assunto que vem caindo em diversas provas de concursos, com enfoque maior na situação europeia. França, Espanha, Grécia, Portugal e outros países periféricos trazem questões constantes: os protestos populares, os planos de austeridade, o fortalecimento dos movimentos de extrema-direita e a xenofobia crescente, além do separatismo catalão, no caso específico da Espanha.



7 – Argo (2012)



Tema: Irã e as relações com os EUA

Por que assistir: O filme lembra dois fatos atuais. O primeiro envolve as relações entre EUA e Irã que estão sempre em evidência, e o polêmico programa nuclear iraniano que causa preocupação entre os norte-americanos e grande parte da comunidade internacional. O Irã não admite seus objetivos bélicos e argumenta que seu programa tem apenas propósitos civis. O segundo fato tem a ver com a morte de um embaixador dos EUA no exterior. Em 2012 ocorreu a morte de Christopher Stevens, na Líbia, fato inédito desde 1979, quando ocorreu a Revolução Islâmica no Irã. Muitos especulam que a morte de Stevens teve relação direta com a exibição do polêmico trailer de “A Inocência dos Muçulmanos”.



                                                       8 – Tropicália (2012)



Tema: Cultura e História do Brasil

Por que assistir: Não são raras as questões que mencionam o passado do país, em especial o período da ditadura militar. Politicamente, em 2012, esse passado voltou à tona com a criação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que tem por objetivo investigar os casos obscuros ocorridos não somente naquela época, já que a comissão oficialmente investigará crimes ocorridos com a participação de agentes do Estado brasileiro entre 1946 e 1988. O documentário é sobre o movimento artístico, mas impossível não associar aos fatos mais relevantes da época.



9 – Quebrando o Tabu (2011)



Tema: Drogas e políticas públicas de combate a entorpecentes

Por que assistir: Debate atual de descriminalização das drogas e de como os Estados podem enfraquecer os cartéis e o tráfico em geral. Casos como do México, Colômbia, Bolívia e Brasil merecem atenção. As ações policiais por aqui, como no cenário da epidemia de crack, ganham destaque nos concursos, ainda mais agora com as políticas de internação compulsória de adultos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A polêmica recente com relação ao uso da maconha no Uruguai, onde o governo de José Pepe Mujica propôs a venda oficial a partir do Estado, ou seja, a estatização da maconha, também deve cair nas próximas provas.



10 – Xingu (2012)



Tema: Questão indígena no Brasil

Por que assistir: O filme ajuda a entender um processo histórico ocorrido dentro de nosso país durante meados do século XX pela busca dos direitos dos nativos da terra.


Fonte: Mais Estudo



Nenhum comentário:

Postar um comentário