sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Curso: "Pretices em Cena"


Está acontecendo em Taboão da Serra no espaço do Grupo Clariô, o curso "Pretices em cena: teatralidade, consciência e expressão negra", com direção de Edições Toró e Grupo Clariô.

O curso traz conta com palestrantes de grande conhecimento, que vêem sem cobrar nada ou "na graça e na luta", como diz o articulador pedagógico do curso Allan da Rosa, compartilhar o que sabem com os presentes.

A principio ele era dirigido a 40 pessoas, mas foi ampliado para 60 devido a grande procura, e mesmo assim mais umas 60 pessoas interessadas ficaram de fora. Os inscritos são de várias partes de São Paulo capital e algumas cidades vizinhas, e representam diversos segmentos de atuação na sociedade. O motivo dos participantes se deslocarem para um curso em lugar tão distante, é a relevância do tema e a escassez da oferta de cursos nessa área.

A grade do curso é a seguinte:

21.01 | “Kwuango, Congo, Congado: Tradição e Perfomance Centro- Africana no Sudeste do Brasil”, com Salloma Salomão (Professor da Fundação Santo André, Músico, Pesquisador das Diásporas Africanas e Produtor Cultural)

28.01 | “Dramaturgias e Preparação de Atores no Teatro Experimental do Negro (TEN)”, com Daniela Rosa (Cientista Social, Doutoranda pela Unicamp) e Mário Augusto Medeiros (Sociólogo e Pesquisador de Literatura Negra Brasileira)

04.02 | “Elinga: Teatro Contemporâneo em Angola”, com Christian Moura (Ator, Historiador e Professor da Uniban)

11.02 | “Brasiliana: De Dissidentes do TEN ao Show Folclórico - Reinvenção e Convenção na Dança Negra Brasileira”, com Fernando Ferraz (Dançarino, Mestrando pela UNESP, Historiador)

25.02 | “Palhaços da Cara Preta”, com André Bueno (Linguista, Músico e Pesquisador de Cantos Afro-brasileiros. Integrante do Bumba-meu-boi maranhense em São Paulo)

Já participei de outros cursos feitos pela Edições Toró, que como este foram de excelente qualidade. O Grupo Clariô também tem um ótimo trabalho, e seu espaço cultural aberto a variadas expressões artísticas, é um pólo de resistência da arte na periferia.

Com esta parceria, todos nós ganhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário