sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Para que lado ela gira?

Eu vi este teste há algum tempo na Internet e achei muito interessante.

Nele, a moça gira em sentido horário, anti-horário ou mesmo dos dois lados em um movimento de pêndulo. O que mais me chamou a atenção é que as pessoas geralmente vêem só um dos movimentos, sendo poucas as que vêem todos. Eu já fiz o teste com outras pessoas vendo ela se mover e eu conseguia enxergar os três movimentos, mas as outras pessoas não, vendo cada uma ela se mover para uma lado somente, ou para a esquerda ou para a direita, e não acreditavam quanto as outras falavam que a tinham visto se movimentar para um lado diferente ao que ela tinha visto.

Supostamente este teste avalia seu QI (Quociente de Inteligência) e se você enxerga a moça se movientando para os dois lados seu QI é superior a 160 ou seja, você é uma muito inteligente.

Outra explicação relaciona o lado que ela gira com o lado do cérebro que você mais usa, assim quem a vê girando para a esquerda ou sentido horário usaria o lado direito do cérebro que é emocional, e quem a vê girando para a direito ou sentido anti-horário usaria o lado esquerdo do cérebro que é racional.


A explicação mais coerente que li sobre isto relaciona a rotação para a esquerda ou direita da bailarina a ambiguidade criada no cérebro, já que a rotação toda da bailarina possui 34 imagens "não conclusivas" sobre seu real movimento, e isso leva o cérebro a escolher um dos dois lados para dar lógica ao que vê. Com o tempo, você mesmo escolhe o lado que quer ver ela girando - agora eu já consigo fazer isto, mas no começo não.


É isto pessoal.


Muitos beijos e até mais.


Ah, estou deixando o teste para vocês fazerem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário