sexta-feira, 16 de março de 2012

Cooperifa


Para quem não conhece, a Cooperifa é uma Cooperativa de Poetas da Zona Sul de São Paulo que se reúnem toda 4ª feira as 20:00 h no Bar do Zé Batidão, na Rua Bartolomeu dos Santos, 797, Jardim Guarujá, para declamarem poesia há dez anos.

A Cooperifa é um "gueto de resistência", onde as pessoas além de falarem dos problemas que acometem o povo sonham em viver dias melhores, mas não sonham quietas não, elas põem a mão na massa lutando para que o povo tenha acesso ao que lhe é negado há tanto tempo, como o acesso a cultura e oportunidade de se expressar.

Hoje a Cooperifa promove eventos como o "Cinema na Laje", onde a cada 15 dias acontece exibições de filmes a comunidade sem a cobrança de ingresso e com direito a pipoca. Também realiza a noite da "Poesia no ar", onde balões contento poesias e mensagens dos frequentadores do sarau são soltos na noite, voando para toda a cidade. Ela faz no mês de agosto uma "Chuva de livros", onde livros são distribuídos a todos os presentes no evento. Outra marca dela é o "Ajoelhaço" feito na semana de comemoração do Dia das Mulheres, onde os homens presentes ficam de joelhos e pedem desculpas as mulheres por toda violência cometida contra elas.

Além de todas estas atividades, a Cooperifa também promove mostras culturais pela periferia da Zona Sul, onde são levados a diversos espaços atividades artísticas como declamação de poesia, teatro, dança, música, etc. Por conta de tanta coisa boa realizada pela Cooperifa em seus dez anos de existência, ela se tornou uma referência para toda a cidade de São Paulo, inspirando a criação de outros saraus.

Abaixo um vídeo sobre a Cooperifa e o evento "Poesia no ar".


Vocês vão sentir mesmo pelo computador, o clima de alegria e união que há por lá.






Nenhum comentário:

Postar um comentário