sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto Jovens Pesquisadores: Que projeto de país queremos?


O grupo de estudos: Filosofia Clínica e Educação está coordenando o Projeto Jovens Pesquisadores: Que projeto de país queremos?”

Muitas das questões observadas nos consultórios de filosofia clínica têm origem na falta de orientação para a definição e realização das buscas que caracterizam o modo de ser de cada um de nós. Muitos jovens, sem conhecimento de seu potencial e das possibilidades de realização em seu entorno, acabam por construir formas de vida não desejadas a si, desenvolvendo, muitas vezes, transtornos para suas existências. Desmotivados pela falta de perspectiva, muitos destes jovens buscam respostas na alienação das drogas, lícitas ou ilícitas, criando quadros que afetam não somente sua saúde, mas todo um contexto familiar, social. Outros apresentam sintomas depressivos, tornando problemas que inicialmente eram existenciais, problemas da área da saúde.

A Educação, lugar de formação e informação destes jovens, nem sempre atende a suas demandas, oferecendo, por vezes, elementos que não são suficientemente capazes de abrir novas possibilidades aos educandos.

Tendo, a filosofia clínica, um instrumental de escuta e compreensão do ser humano, consideramos, dadas experiências anteriores que sua metodologia possa ser aplicada para realizar a escuta acerca do que buscam estes jovens, assim como para auxiliá-los na construção de suas buscas.

Discutir as questões da educação supõe, anteriormente, um projeto de país, e isto não se faz solitariamente. É preciso, segundo nossa compreensão, que tal discussão dê voz aos mais interessados: os jovens discentes. O objetivo de ouvi-los é permitir que os docentes organizem seu trabalho de modo a propiciar os elementos necessários para a reflexão e a construção de modos de vida condizentes com as necessidades e possibilidades de seus estudantes.

Temos consciência das dificuldades, dos limites estruturais, mas cremos ser possível, através da criação de uma rede de orientação e do incentivo à formação de jovens pesquisadores, já na Educação Básica, dar passos significativos, que contribuam para o desenvolvimento do projeto de vida de cada um e de todos nós.

Com base nas pesquisas desenvolvidas por nosso grupo de estudos Filosofia Clínica e Educação, propomos a formação de um grupo constituído por docentes e discentes – em princípio do Ensino Médio – a fim de ouvirmos os estudantes e pensarmos, juntos, sobre as melhores formas de atuação para uma formação mais adequada aos jovens estudantes.

Partindo da postura filosófica que supõe a pesquisa, a investigação constante, os jovens participantes serão orientados a desenvolver suas pesquisas, através de uma Iniciação Científica, que terá como ponto de partida a escuta das demandas de cada estudante, e o encaminhamento das orientações por profissionais especializados nos assuntos levantados.

Também serão fomentadas as reflexões acerca do tema: “Que projeto de país queremos?”, considerando sua importância para a condução dos modos de vida singulares e coletivos.

O projeto pretende, passados alguns meses, promover um Encontro de Filosofia Clínica e Educação, totalmente organizado pelos discentes, e composto por mesas temáticas que apresentarão os trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes no período. Os docentes e orientadores participantes apresentarão neste evento um painel, em formato pôster, sobre como desenvolveram a orientação dos trabalhos.

Inicialmente, o projeto envolverá jovens pesquisadores na cidade de São Paulo, preferencialmente da Rede Pública de ensino. Contudo, nossa pretensão é formar uma rede solidária que extrapole os limites da Rede Pública, da cidade, do estado, e até do país, de acordo com a necessidade das pesquisas que forem iniciadas.
Nosso grupo de trabalho, constituído por filósofos clínicos, educadores, estudantes, pesquisadores e colaboradores, terá reuniões mensais e será responsável pela condução e orientação das pesquisas.

Inicialmente, todo trabalho do grupo e dos orientadores será voluntário, assim como a busca dos recursos será, preferencialmente, isenta de custos, para que viabilizemos os primeiros passos do projeto.

Os encontros acontecerão em um sábado por mês na Universidade Presbiteriana Mackenzie, das 13:30 as 17:30 h nas seguintes datas:

- 17 de março
- 14 de abril
- 12 de maio
- 16 de junho
- 28 de julho
- 11 de agosto
- 20 de outubro
- 10 de novembro
- 15 de dezembro

No dia 22 de setembro das 8:00 as 17:00 h acontecerá o "Encontro de Filosofia Clínica e Educação".

Os responsáveis pelo projeto são Monica Aiub e César Mendes da Costa.

Contato:

Instituto Interseção
Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 – Higienópolis – São Paulo
Tels: (11) 3337-0631 ou 6781-9707
E-mail: institutointersecao@gmail.com

Fonte:
http://www.institutointersecao.com/spm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário