quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Palestras: Experiências onírico-musicais em uma aldeia A’uwẽ-xavante





Inscrições Abertas: Experiências onírico-musicais em uma aldeia A’uwẽ-xavante - Tema 1 "Música, Sonho e Conhecimento entre os A’uwẽ-Xavante" (gratuito).

A UMAPAZ convida para o conjunto de três palestras sobre atividades onírico-musicais a’uwẽ (xavante) e processos de construção de conhecimento a elas vinculados. Com intenção de apresentar características das práticas musicais e oníricas do povo indígena conhecido como Xavante e, a partir disso, desenvolver reflexões acerca de música, educação e conhecimento.

Destaca-se do contexto estudado a noção de pegar cantos nos sonhos e o fato de que cada geração de homens a’uwẽ é orientada desde a infância pelos mais velhos, para que aprendam esta prática.

A esses processos estão vinculadas noções de sonho, música e sobre o que entendemos como construção de saberes, investigadas, sobretudo, a partir de exercícios de tradução e análise de relatos de sonhos com cantos, narrados por homens a’uwẽ. Os indivíduos desse povo se autointitulam “A’uwẽ Uptabi”, o que pode ser traduzido como “povo autêntico” ou “gente de verdade”.

Palestra 1: dia 28/11, das 14h às 16h

Tema: “Música, Sonho e Conhecimento entre os A’uwẽ-Xavante”

Aborda a fundamental interação existente, na experiência onírico-musical a’uwẽ, entre o que entendemos como sonho, música e conhecimento, buscando entender ali o estatuto de tais conceitos. Para tanto, são apresentados elementos das experiências de campo nas aldeias, como relatos e explicações de homens xavante referentes a sonhos com cantos; imagens relacionadas a tais relatos ou aos cantos-danças-rituais; gravações de áudio e aspectos da língua a’uwẽ, fontes para compreensão e discussão de suas concepções.

Palestra 2: dia 5/12, das 14h às 16h

Tema: “Sobre os Cantos A’uwẽ-Xavante”

De onde vêm os cantos a’uwẽ? Quais são os tipos e funções dos cantos ali presentes? Como se vinculam às concepções cosmológicas e como estão inseridos no dia-a-dia dos indígenas? Como sua prática musical se relaciona com novos elementos conhecidos com estrangeiros, como os não-indígenas?

Estas são perguntas que nortearão a palestra e, como nas anteriores, o principal referencial para o desenvolvimento da explanação serão registros das estadias nas aldeias xavante e referenciais teóricos da Antropologia, Etnomusicologia e Filosofia.

Palestra 3: dia 12/12, das 14h às 16h

Tema: “Autonomia, Corporalidade e Experiência Estética na Educação das Crianças Xavante”

É notável o estimulo ao desenvolvimento de independência e autonomia nas relações que a comunidade xavante estabelece com suas crianças, o que pode ser percebido em diferentes situações do cotidiano da aldeia. Tal estímulo é determinante para o desenvolvimento psicofísico de meninos e meninas desde as primeiras idades e se vincula a diferentes experiências estéticas e rituais. Tais aspectos serão enfocados nesta palestra, para a qual registros de situações cotidianas de aldeia a’uwẽ (xavante) possibilitarão diálogos com referenciais das áreas de Etnologia, Artes e Educação.

Vagas: 90 (para cada palestra) - Quem tiver interesse nas 3 palestras poderá receber um único certificado com as somas das horas e descrição dos respectivos temas.

Público focalizado: Educadores, estudantes e interessados em geral.

Dias e horário:

Palestra 1: dia 28/11, das 14h às 16h.

Palestra 2: dia 05/12, das 14h às 16h.

Palestra 3: dia 12/12, das 14h às 16h.

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera. (Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento - Zona Azul). Tel. 5572-1004

Facilitação - Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo: Músico, pesquisador e educador. Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música, pela UNESP. Desenvolveu pesquisa de Mestrado sobre atividades musicais e oníricas dos indígenas A'uwẽ Uptabi (Xavante) da aldeia Eteniritipa; pela UNESP, com financiamento FAPESP. Atualmente atua como músico e professor de ensino superior.

Coordenação: Walmir Cardoso

Serviço: “Ciclo de palestras - Experiências onírico-musicais em uma aldeia A’uwẽ-xavante”

Facilitação: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo

Inscrições: Preencher a ficha de inscrição e enviar por email para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário