quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Olhos Azuis - documentário de Jane Elliott





A professora e socióloga Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 "The Eye of the Storm", em que aplicou um exercício de discriminação em uma sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças. Hoje aposentada, aplica workshops sobre racismo para adultos. 

"Olhos Azuis" é o documentário de um desses workshops em que o exercício de discriminação pela cor dos olhos também foi aplicado. O objetivo do exercício é colocar pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por um dia. Para isso, ela rotula essas pessoas, baseando-se apenas na cor dos olhos, com todos rótulos negativos usados contra mulheres, pessoas negras, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e todas outras que sejam diferentes fisicamente.

Blue Eyed – Olhos Azuis (1996) é um documentário que acompanha o trabalho da prof. Jane Elliott, que realiza um experimento pedagógico sobre o preconceito, em especial o preconceito racial. O experimento consiste em dividir um grupo de pessoas entre brancos de olhos azuis e outros. As pessoas brancas de olhos azuis são, então, postas em situações de preconceito, inferiorização, sujeição, humilhação, baseadas simplesmente em uma característica física arbitrária – seus olhos azuis. 

O exercício é chocante e revelador, tanto para os “olhos azuis” quanto para os demais, e nos ajuda a perceber os atos preconceituosos que permeiam as interações sociais cotidianas, e que reforçam as desigualdades e a situação de inferioridade em que são colocados grupos amplos como as mulheres, os negros, os imigrantes, homossexuais e pessoas com deficiências físicas ou mentais. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário