terça-feira, 2 de outubro de 2012

Protesto contra a personagem Adelaide do "Zorra Total"





Já faz muito tempo que a personagem Adelaide do program humorístico "Zorra Total" vem deixando muita gente revoltada. 

Começam a pipocar pelo país ações na justiça pedindo que a TV Globo tome providências a respeito do conteúdo racista do personagem, que representa as pessoas negras de forma pejorativa.

Esse quadro sempre me causou revolta também e ele está ficando pior a cada dia que passa!

No começo ele era uma "simples tiração de sarro" do jeito de uma mulher negra e pobre ser - o que já é um absurdo - mas agora além dessa "tiração de sarro" ele passou para o campo de ofensas diretas as características das pessoas negras, como é o caso deste esquete de sábado passado, onde dizem que para a moça filha da Adelaide ficar bonita é preciso fazer uma chapinha, ou seja, abrir mão de seu cabelo crespo, característica do povo negro, adotando o cabelo liso das pessoas brancas. 

Outras "ofensas" ainda foram feitas as características físicas da  menina.


Mas uma pessoa que se manifesta contra este quadro do programa "Zorra Total" é o Rapper Emicida: 

"Voltei do jantar agora à noite e a van, dessas moderninhas que tem televisão e tudo mais, estava transmitindo 'Zorra Total'. Já havia visto uma vez alguma manifestação, talvez através do Geledés, que aquele personagem que estereotipa a mulher negra suburbana era extremamente racista e contribuía fortemente com a desvalorização (maior ainda?!) da mulher preta em nossa sociedade ( e olha que é difícil conseguir desvalorizar mais ainda a mulher negra em nossa sociedade ). 

Elas recebem menos, tem suas características físicas criminalizadas por uma ditadura eurocêntrica de beleza (isso se aplica aos homens pretos também), são abandonadas, representam uma porcentagem monstruosa das adolescentes grávidas e das mães solteiras, das que não conseguem um (bom) emprego e quando conseguem retornam cansadas ao sábado a noite para suas humildes casas para ser alvo de um quadro extremamente racista onde são humilhadas por um programa de humor (que nem engraçado é pra começar, 'Zorra Total' é ruim pra c****) no maior canal de televisão do país. 

Estamos em um momento delicadíssimo na história do Brasil. Discute-se sobre o racismo na obra de Monteiro Lobato, cria-se um plano de prevenção a violência contra a juventude negra, porém um ataque contra a etnia que mais trabalhou por este país passa despercebido desta forma, como uma piada, o mesmo tipo de piada que foi hospedeira durante todos estes séculos da doença que é o racismo (e só o dono da dor sabe o quanto dói), em um Brasil que tornou crime o racismo (vitória!) mas conseguiu humilhar cada um dos que um dia tentaram denunciar algum caso de discriminação racial (derrota!) tornando sua própria lei, uma irônica punhalada que faz o sangue preto rico em sofrimento continuar correndo invisível por nossas ruas. 

Deixo aqui meu desprezo a este 'humorista' que aproveita-se da triste situação em que esta sociedade doente colocou nossas mães/irmãs/esposas/amigas. E maior ainda é minha tristeza com nossos irmãos pretos/brancos/índios que não conseguem identificar tamanha violência racial adentrando suas casas. 

Muita força às mulheres pretas, as nossas lindas mulheres pretas! 

Jamais se esqueçam de onde vem os diamantes mulheres pretas! 

Emicida 

A rua é nóiz" 








6 comentários:

  1. Deixo aqui minha total despreza e repudiaçao sobre a personagem Adelaide, que só faz fortalecer o racismo sobre meninas negras nas escolas, quero deixar bem claro que a personagem prática puro RACISMO em forma de "humor". e hora de ser tomada alguma atitude.

    ResponderExcluir
  2. Rodolfo, concordo com você, pois o quadro ao ironizar as características físicas das mulheres negras faz com que as crianças negras se sintam "inadequadas", e as crianças brancas sem noção da perversidade da "brincadeira" que assistem na TV acabam a reproduzindo na escola, machucando muito a autoestima de seu colega negro, que muitas vezes chega a repudiar a sua cor desejando ser branco.

    Infelizmente, eu já vi isto acontecer tanto com meu irmão caçula que é negro, e com oito anos chorava querendo ser branco como eu, como com um aluno de seis anos em uma escola onde era estagiária, que chegou a me perguntar se conseguiria ficar branco aos poucos se cortasse a pele com uma faca, pois notou as as cicatrizes dos seus machucados eram brancas.

    Esse quadro de humor só faz rir quem não enxerga o racismo que ele contém.

    ResponderExcluir
  3. RIDÍCULO ESSE EMICIDA!!! OS NEGROS SÃO PRECONCEITUOSOS COM ELES MESMOS! POR ACASO O RODRIGO É BRANCO? E QUANDO ELE ENTROU COM A PERSONAGEM VALÉRIA, NINGUÉM CRITICOU...........FAÇAM-ME O FAVOR, CUIDEM DA VIDA DE VOCêS! POW. DEIXA O CARA FAZER O SUCESSO DELE!!!NÃO GOSTAM DO QUADRO, MUDA DE CANAL...FÁCIL!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, as pessoas que reclamam do quadro como o Emicida, o fazem por ele ridicularizar as características físicas das pessoas negras. O quadro aparentemente até pode parece uma simples brincadeira inocente, mas na pratica passa uma mensagem que o negro é feio e deveria parecer mais com o branco.

    Mesmo que seja um negro que faça o quadro, sendo a personagem até inspirado em sua vó, isso não tira o tom racista do programa. Essa "brincadeira duvidosa" faz as crianças negras que estão formando sua personalidade se acharem feias, prejudicando sua autoestima. Além dessa "percepção" distorcida que elas acabam tendo de si mesmas, outras pessoas se sentem no direito de ridicularizarem pessoas negras igual faz o programa. Eu sou branca e vejo isto acontecer.

    A personagem Valéria diferente da Adelaide é um clown, uma palhaço. É engraçada, desperta apreço e por mais que sua maquiagem seja carregada, esteja cheia de bijuterias, etc. o quadro não "tira sarro" disso. Com a Adelaide seus dentes, seus cabelos, etc. são motivo de gozação. Se há pessoas pobres desdentadas isso não é motivo de rizo, mas de revolta. Por que os ricos podem ter dentes perfeitos e os pobres não? Se o motivo é falta de dinheiro, porque uns nascem ricos e outros na miséria que passa de pai para filho, como no caso da Adelaide que ensina sua filha sobreviver pedindo esmola? Por que a filha da Adelaide não está na escola estudando?

    A gente não pode aceitar a injustiça como coisa natural. Se é injusto, temos que lutar para mudar. Também não seria certo fazer um quadro "tirando sarro" de pessoas de pele branca e de cabelo escorrido, dizendo que elas não são um "modelo de beleza", mas isso não vemos acontecer. Por que?

    ResponderExcluir
  5. PUXA, NÃO VEJO PRECONCEITO NENHUM NA PERSONAGEM, E ATÉ VOU SAIR DE ADELAIDE NO CARNAVAL COM DIREITO A NARIZ E DENTADURA PORTIÇOS.
    VAMOS DISCUTIR CARÁTER E NÃO COR DE PELE!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, entendo que não é racista e não quer ofender ninguém, vendo na personagem Adelaide só uma brincadeira, mas já escutou a frase: "É brincando que se diz a verdade!". Neste caso da personagem Adelaide a frase pode ser adaptada para: "É brincando com os negros que o racismo nunca termina!"

    ResponderExcluir