sexta-feira, 30 de março de 2012

Educação nos Terreiros: E como a escola se relaciona com crianças de candomblé


      O Brasil é um país que possui em sua formação a presença dos povos nativos desta terra - os índios - os europeus que aqui chegaram para colonizar a suposta terra recém descoberta, e os africanos que foram trazidos para cá como escravos.

      Apesar disto, os índios e os negros ainda não valorizados como deveriam, sendo mesmo desrespeitados e colocados a margem da sociedade, que trata com preconceito e racismo seus traços fenótipos e sua cultura.   

      A religiões de matriz africana são discriminadas na sociedade, e nas escolas as crianças que são adeptas destas religiões não encontram respaldo para expressarem sua escolha. Por conta disto, muitas crianças escondem sua religião para não sofrerem represálias.

      O que acontece nas escolas com as crianças adeptas do Candomblé foi estudado por Stela Guedes Caputo, que por vinte anos pesquisou o tema para seu mestrado e doutorado, e que agora o resultado de sua pesquisa foi publicado em um livro.  

Educação nos Terreiros: E como a escola se relaciona com crianças de candomblé
Autora: Stela Guedes Caputo
Editora: Pallas
Número de páginas: 292
Ano de lançamento: 2012

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