terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dados mostram que jovem negro morre mais do que jovem branco


A cada branco, de 15 a 24 anos, que morreu em 2008, morreram, proporcionalmente, mais de dois negros. Os dados são do Mapa da Violência divulgado este ano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Mapa da Violência aponta ainda que este quadro só tende a se agravar, já que, de 2002 a 2008, caiu em 30% o número de mortes entre jovens brancos, enquanto entre jovens negros subiu 13%.

“Os negros e as negras são percebidos em nosso país como suspeitos criminosos principais”, afirmou a representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), Anhamona Silva de Brito, que aponta o racismo como a causa principal da violência contra os negros. “Essa estigmatização autoriza a violência contra o negro, inclusive por parte do Estado.

”O deputado Edson Santos (PT-RJ) afirmou que, para resolver o problema da violência contra o jovem negro, deve-se não apenas reforçar o aparato de segurança do Estado, mas promover ações que garantam os direitos e a cidadania do jovem negro. Segundo o deputado, a violência dos agentes policiais contra jovens negros, que sofrem com o estigma de serem sempre considerados suspeitos principais, é uma herança da sociedade escravocrata.

Outra causa apontada para a violência contra os jovens negros é a desigualdade social. Segundo indicadores sociais, diferenças de analfabetismo, escolaridade e pobreza em relação a jovens brancos também são um dos motivos pelas taxas. Para Anhamona Silva de Brito, as políticas públicas para o combate à violência contra jovens negros devem envolver não apenas medidas de segurança pública, mas também ações educacionais, de saúde e de qualificação profissional, por exemplo.

A representante da Sepir anunciou que um grupo interministerial vai avaliar as causas e consequências da violência contra jovens negros e começará a trabalhar em 2012, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República.“Espero que políticas públicas casadas dos ministérios, por meio de um plano nacional, sejam resultado do trabalho do grupo”, afirmou. Segundo ela, a elaboração de um plano nacional de combate à violência contra jovens
negros está prevista no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015.

A socióloga Helena Abramo, representante da Secretaria Nacional de Juventude afirmou que o combate à violência contra o jovem negro será prioridade na atual gestão do órgão. Segundo a socióloga, os problemas que mais afetam os jovens brasileiros são a violência e o desemprego, os quais atingem os jovens negros com ainda mais intensidade.

A assessoria da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, informou que a secretaria promove periodicamente cursos de capacitação para os policiais federais, nos quais o tema do racismo e da igualdade racial é um dos focos.

Com informações da Agência Câmara

Fonte: Artigo publicado na revista Afro.com - O universo negro on line
http://www.revistaafro.com.br/portal/destaques/dados-mostram-que-jovem-negro-morre-mais-do-que-jovem-branco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário